Início -> Destinos -> Pomerode

 

POMERODE PARA COMER COMO NUNCA, EU ACONSELHO


Localizada entre Blumenau e Jaraguá do Sul, Pomerode é parada obrigatória aos turistas. Obrigatória, pois passar pela região e não visitar Pomerode é quase impossível.

As belezas naturais da região, encontradas em vales, rios, morros e cascatas, tornam o passeio muito agradável, e as casas, construções típicas alemãs, chamam a atenção de todos. A cidade ainda conta com outras atrações no centro, como a Indústria de Porcelana Schmidt, o jardim zoológico, com mais de 600 animais, bandas típicas e clubes de caça e tiro.

A industrialização de Pomerode iniciou-se no início do século, com a produção de queijos, lingiças, móveis, cerâmica, e mais tarde, de porcelanas. Com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, Pomerode ainda possui o maior acervo de casas em estilo enxaimel do Brasil.

Pomerode é um Município vocacionado para o turismo, seja ele cultural, ecológico, de compras, ou outras modalidades. Sua origem como colônia de imigrantes alemães deixou como herança aspectos arquitetônicos, hábitos culturais, culinária, artesanato, danças, etc. que são forte atrativos turísticos. O slogan "Cidade mais alemã do Brasil" é justificado, e tem atraído cerca de 30.000 turistas ao Município por ano.

O principal evento do calendário turístico do Município é a Festa Pomerana, realizada em Janeiro, no aniversário da cidade, e que recebe cerca de 30.000 pessoas ao longo de dez dias.

Criada em 1984, a Festa Pomerana tem como atrações desfiles, apresentações de grupos folclóricos e bandas, bailes típicos germânicos, chopp e pratos da tradicional cozinha alemã. Apesar de não realizar nenhum evento em Outubro, o Município recebe também grande quantidade de visitantes neste mês, em virtude da sua proximidade com Blumenau, onde se realiza a Oktoberfest.

Em termos de infra-estrutura para o turismo, Pomerode conta com um Portal Turístico de Informações que atende em média 677 turistas nacionais por mês - a maioria proveniente de São Paulo - e 38 estrangeiros; um Parque de Eventos onde se realiza a Festa Pomerana, com capacidade para 10.000 a 13.000 pessoas, e uma rede hoteleira com quatro hotéis, totalizando 187 leitos:

(Hotel Schroeder - 80 leitos
Pousada Stetina - 32 leitos
Pousada Max - 51 leitos e
Hotel Bergblick - 24 leitos),

Além de inúmeros restaurantes de boa qualidade, como o Zillertall, o Pommerhaus, o Pomerode, e o recentemente inaugurado Wunderwald. Estes dois últimos associam boa cozinha o atrativo de estarem instalados em construções históricas. O Zoológico de Pomerode, de propriedade da Fundação Hermann Weege, é uma atração a nível regional, com 85.000 visitantes por ano.

Outros ramos do turismo também estão começando a ser explorados em Pomerode, e seu fortalecimento está previsto no Plano Quadrienal da Secretaria Municipal de Turismo, como o Turismo da Terceira Idade e o Turismo Ecológico, devendo ser incentivada a implantação de spas e hotéis fazenda. São locais de grande beleza natural do Município: a Lagoa do Weege e o Morro da Turquia em Pomerode Fundos, a Cascata Cristalina, em Testo Alto, a Cascata do Haut, o Morro do Schmidt, o Vale do Rio do Testo como um todo, e os vales dos Ribeirões Souto, Selke e Wunderwald.

Editores

www.dicasviagens.com.br

 

 





Sites Interessantes

Indústria no Brasil
Toda a indústria brasileira.
http://www.diretorioindustrial.com.br

Energias Renováveis
Feira virtual 3D da agua e as energías renovaveis e o meio ambiente.
http://www.feiradaagua.com

Taxis do Brasil
Todos os taxis brasileiros por cidades.
http://www.taxisbrasileiros.com.br

Dicas Beleza
Dicas de beleza para homens e mulheres.
http://www.dicasbeleza.com.br

Comercios Brasileiros
Todos os comercios do Brasil por estados e cidades.
http://www.comerciosdobrasil.com.br